Confira 10 motivos para colocar a rádio na sua estratégia de marketing:
- Baixo valor de investimento
As emissoras de rádio têm preços menores dos que os da televisão, jornais/revistas impressos ou até redes sociais. Um comercial de rádio varia de 10 a 30 segundos, com valores diferentes a depender do horário. O valor diferenciado é resultado do baixo custo de produção e agilidade na elaboração do comercial.
2. Agilidade
Em poucas horas você pode idealizar sua propaganda, entrar em contato com a equipe comercial e colocar o anúncio no ar. O sistema de radiodifusão permite que coisas novas sejam desenvolvidas e adaptadas rapidamente.
3. Variedade de formatos
Se engana quem acha que rádio permite apenas um estilo de anúncio. É possível criar jingles, anunciar um sorteio, chamar os ouvintes para as redes sociais, promover um jogo ao vivo, etc. A criatividade é o limite!
Além de produtos sonoros, as rádios estão em todos os meios. Então você pode anunciar nas redes sociais, participar de um evento, promover uma live e assim por diante. O contato com o ouvinte é dinâmico, vai depender do público e do produto ofertado.
4. Alcance
Nos últimos anos muito se falou em “morte da rádio”, como se as emissoras estivessem perdendo o seus ouvintes para as redes sociais e streamings. Mas a pesquisa do Kantar Ibope Media 2022 revela que a pandemia fortaleceu o alcance dessas estações. Cerca de 80% da população brasileira ouve rádio, ou seja, 3 em cada 5 pessoas. O crescimento é de 2% comparado com a pesquisa anterior.
5. Credibilidade
Outro dado revelado pela Kantar Ibope Media 2021 é o aumento da credibilidade das rádios. A porcentagem de ouvintes que confiam na rádio para se informar saltou de cerca de 50% para 69%.
6. Redes Sociais
Como já foi citado no item 3, a 94 FMs têm presença em diferentes meios. Além da sintonia própria, elas estão no Instagram, Facebook, TikTok, Google e WhatsApp e presencialmente em eventos. Uma estratégia de marketing pode abranger os diversos meios, o que amplia a margem de sucesso de uma campanha e atinge o público de várias formas.
7. Segmentação
Assim como nas redes sociais, os ouvintes são um público conhecido pela emissora de rádio. Cada horário tem um público conectado e isso impacta a forma que o contato é feito. Essa segmentação pode ser utilizada para personalizar o anúncio, tornando o investimento ainda mais preciso
8. Proximidade
Um diferencial das rádios é o contato íntimo com o ouvinte. Os locutores estão dentro da casa e da rotina de quem ouve.
Essa interação não é uma via de mão única! Através das redes sociais, uma verdadeira conversa pode ser estabelecida, o que fortalece os laços e a confiança. Fazer parte desse meio é uma forma eficaz de fidelizar clientes.
9. Linguagem universal
Uma característica marcante da rádio é a linguagem universal, ou seja, alcança a todos. Além de não ter enrolação, pois o tempo é curto, a forma de falar é entendida por todas as classes sociais. Seja qual for seu público, os locutores falam a linguagem necessária para que a mensagem seja recebida com sucesso.
10. Qualquer hora, em qualquer lugar
Nada melhor do que poder alcançar seu público onde quer que ele esteja. Seja no horário do trabalho, na volta para casa ou no momento de lazer, as emissoras de rádio estão presentes no dia a dia das pessoas.
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