Governo de São Paulo anunciou que retomará as obras para ampliar a profundidade do canal de navegação na Hidrovia Tietê-Paraná
O Governo de São Paulo anunciou que retomará as obras para ampliar a profundidade do canal de navegação de Nova Avanhandava na Hidrovia Tietê-Paraná, em Buritama, na Região Noroeste do Estado. Os investimentos previstos para o projeto nos próximos três anos são de cerca de R$ 300 milhões, com a geração de 1,4 mil empregos diretos e indiretos. Com a obra, será possível aprofundar o canal em 3,5 metros com largura de 60 metros ao longo de 16 quilômetros de extensão, permitindo a operação de comboios com quatro barcaças, substituindo 172 carretas, economizando combustível e reduzindo emissões de CO2.
A Hidrovia Tietê-Paraná é uma importante via fluvial com um total de 2,4 mil quilômetros navegáveis, conectando os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Com 30 terminais intermodais para carga e descarga de produtos, a hidrovia atende, principalmente, o transporte da produção agrícola até o Porto de Santos.
De acordo com o governador, o transporte hidroviário é sustentável, já que há menos emissão de poluentes e custo de transporte reduzido. Além disso, a obra vai manter as condições de navegabilidade na hidrovia, mesmo em períodos de estiagem, já que entre 2014 e 2015 e 2020 e 2021, a navegação foi interrompida por 20 meses e sete meses, respectivamente, devido ao nível baixo das águas.