Prefeitura de Itararé (SP) intensifica ações contra a dengue e reforça: a principal arma está dentro de casa

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza um trabalho incansável no combate à dengue. Diariamente equipes da Vigilância Epidemiológica e agentes de combate às endemias estão nas ruas do município visitando casas, orientando moradores, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti e realizando ações como nebulização (aplicação inseticida nas residências) e o fumacê com o carro em áreas de maior risco.

Apesar de todos estes esforços, o agente de endemias, Vanderlei Dino Ferreira alerta: nenhuma dessas medidas será suficiente se a população não fizer sua parte. A principal responsabilidade está dentro das casas, onde mais de 80% dos focos dos mosquitos são encontrados.

Um exemplo de cidadania e cuidado com a saúde pública é dona Ida Amâncio, moradora da Vila Osório. Apaixonada por flores, ela cultiva diversos vasinhos em casa. Atenta às orientações, evita o uso de pratinhos e, quando usa, garante que estejam furados para não acumular água. Dona Ida também reaproveita a água da máquina de lavar para limpar a calçada, armazenando-a em uma caixa d’água tampada. Até a cachorrinha Jade contribui com a prevenção, pois seu pratinho de água é trocado várias vezes ao dia, impedindo a proliferação do mosquito.

Atitudes como as de dona Ida são inspiradoras e mostram que, juntos, podemos vencer a batalha contra a dengue. Com pequenas ações diárias, cada cidadão pode fazer a diferença.

Confira algumas dicas importantes para evitar os focos do mosquito:

 – Feche bem o lixo: Coloque o lixo sempre em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Não deixe exposto, pois pode acumular água.

– Jogue fora o que acumula água: Potes, tampas, latas, garrafas vazias e qualquer outro objeto que possa juntar água devem ser descartados corretamente.

– Cuidado com os pratinhos das plantas: Eles devem ser preenchidos com areia até a borda para impedir o acúmulo de água.

– Coloque sabão nos pratinhos: Se não for possível usar areia, lave o pratinho com sabão e água ao menos uma vez por semana.

– Lave vasos de plantas aquáticas: Troque a água e escove o interior com sabão pelo menos uma vez por semana.

– Evite acúmulo de água na laje: Fique atento! Se a laje acumula água da chuva, providencie o escoamento ou use um rodo.

– Limpe as calhas: Deixe sempre as calhas desobstruídas para evitar o acúmulo de água da chuva.

– Tampe caixas d’água: Caixas d’água devem estar bem tampadas. Aproveite para limpar também a tampa e o entorno da caixa.

– Tampe tonéis e barris: Toda e qualquer estrutura que armazene água precisa estar bem tampada. Isso é fundamental!

– Lave os reservatórios toda semana: Com escova e sabão, lave os tonéis ou caixas que armazenam água em sua casa.

– Lave utensílios de água dos pets: Sempre lave com escova e sabão os potes de água de animais, garrafas e outros utensílios usados para guardar água. Receba bem os agentes de saúde e siga as orientações.

Prevenir é salvar vidas. O mosquito da dengue pode estar bem mais perto do que você imagina, até mesmo dentro da sua casa. A Prefeitura de Itararé segue fazendo a sua parte. E você? Faça também e mobilize sua família!

Categoria:

Deixe seu Comentário