Prefeitura de Itararé (SP) intensifica aplicação da Lei Municipal para remoção de carros abandonados na via pública
Postado 06/01/2024 10H42
Automóveis em situação de abandono, há mais de cinco dias, serão removidos ao Pátio Municipal
A Prefeitura de Itararé (SP) está comprometida em reforçar a aplicação da Lei Municipal Nº 3799, de 17 de agosto de 2017, alinhada ao Código de Trânsito Brasileiro. A iniciativa visa a remoção efetiva de veículos abandonados em vias públicas, a fim de melhorar a segurança, o fluxo do trânsito e as condições ambientais na cidade.
Veículos abandonados não são apenas um incômodo visual, mas também representam sérios riscos à segurança pública. Eles obstruem a visibilidade e o trânsito e podem se tornar focos de doenças, afetando diretamente a qualidade de vida dos cidadãos. A remoção desses veículos é essencial para manter Itararé uma cidade mais segura, limpa e saudável.
Para identificar um carro abandonado, verifica-se se o veículo está deteriorado e estacionado no mesmo local por mais de cinco dias. A população pode colaborar, informando à Guarda Civil Municipal (GCM) pelo número 153 ou pelo WhatsApp (15) 3531-2120, caso suspeite de um veículo nessas condições.
Ao identificar um carro abandonado, a GCM procederá com a notificação ao proprietário do veículo. O proprietário terá um prazo de cinco dias para retirar o veículo da via pública. Caso este prazo não seja cumprido, o veículo será removido para o Pátio do Paço Municipal. A partir da remoção, incidirá multa diária e o proprietário terá até 90 dias para retirar o veículo. Após este período, veículos não reclamados podem ser encaminhados para leilão.
Categoria: