Prefeitura de Itararé (SP) economiza aproximadamente meio milhão de reais com implantação do Sistema Itararé Sem Papel
A Prefeitura de Itararé (SP) celebra um marco significativo, demonstrando seu compromisso com a eficiência administrativa e a sustentabilidade. Desde o início das operações do Sistema Itararé Sem Papel, em 1º de setembro de 2021, o município conseguiu gerar um total de 547.752 documentos através da plataforma, resultando em uma economia de 2.566.087 impressões. Essa economia traduz-se em um impacto positivo nos cofres públicos, totalizando R$ 487.856,53 preservados.
Dentre as principais vantagens do serviço, o Sistema Itararé Sem Papel proporcionou maior agilidade nas demandas e no trâmite interno de documentos e processos, garantindo maior confiabilidade na autenticidade dos documentos por meio de assinatura digital.
Além disso, oferece transparência no acompanhamento pelos cidadãos no andamento dos documentos, redução significativa dos prazos de atendimento e seu acompanhamento em tempo real, padronização na tramitação dos processos administrativos internos, economia no tempo gasto na localização e recuperação de arquivos físicos, redução dos gastos com impressão e armazenamento de documentos físicos, e a implementação de canais como o Serviço de Informação ao Cidadão, disponibilização da Carta de Serviços do Município e Ouvidoria Geral. E, por fim, a administração municipal agora conta com a implementação de gestão estratégica, mediante a análise de relatórios de produtividade, eficiência, engajamento e qualidade.
O prefeito, Heliton do Valle, enfatiza o compromisso com o processo de modernização da Prefeitura. “A implementação do Sistema Itararé Sem Papel é uma das medidas essenciais em nosso esforço contínuo de modernização. Estamos comprometidos em utilizar a tecnologia de forma estratégica para tornar nossa gestão mais eficiente e acessível aos itarareenses. Essa iniciativa é parte de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade dos serviços públicos, simplificar processos e garantir maior transparência em nossas operações. Continuaremos a buscar inovações que beneficiem nossa cidade e promovam um governo cada vez mais eficaz”, finaliza.