Primavera começa neste sábado; volta das chuvas na maior parte do país favorece início do plantio de grãos
A primavera de 2023 começa no hemisfério Sul, região do globo terrestre onde está localizado o nosso país, na madrugada deste sábado, 23 de setembro.
A estação das flores, com é conhecida, tem início precisamente às 3 e 50 da manhã, pelo horário de Brasília, e termina à meia noite e 27 do dia 22 de dezembro, quando começará o verão.
A primavera marca a transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. Basicamente, significa o fim da estiagem e a volta das chuvas à maior parte do país.
Exceção geralmente feita apenas para uma porção das regiões norte e nordeste, em que, apesar de dias mais quentes, ainda são registradas poucas chuvas.
Com o gradativo aumento da chuva em grande parte do País nesta época do ano, ocorre o início do plantio das principais culturas de verão.
De acordo com prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, a chuva vai retornar aos poucos na porção sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, principalmente em novembro, e esse é um fator importante para a elevação do armazenamento de água no solo e o estabelecimento das fases iniciais de culturas como a soja, milho e algodão.
No entanto, mais ao norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a irregularidade das chuvas, combinada com altas temperaturas, pode reduzir os níveis de água no solo e impactar no desenvolvimento das culturas.
Na Região Sul, a previsão é de chuva acima da média, o que deve beneficiar o início da safra de grãos. Os institutos, no entanto, dizem que é preciso atenção especial ao Rio Grande do Sul, onde o excesso de chuva previsto para os próximos meses pode deixar o solo mais encharcado do que o ideal, prejudicando não só a colheita da safra de inverno, mas também o início do plantio das culturas de grãos.