ADIAESP promove campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos em Itararé
A Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP) em parceria com a Prefeitura de Itararé, realiza no dia 26 de julho, o Dia Verde Azul da Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.
O trabalho é voltado para agricultores e o objetivo é orientá-los sobre o descarte correto das embalagens, sem provocar prejuízos ao ambiente, além de cumprir a determinação do Ministério da Agricultura, de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.
A legislação determina que agricultores, fabricantes e distribuidores, com apoio do poder público, coloquem em funcionamento mecanismos de recolhimento das embalagens vazias. De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o descarte irregular e os resíduos de agrotóxicos podem trazer riscos à saúde e contaminação ao meio ambiente.
Na data, serão coletadas as embalagens de agrotóxicos, juntamente com as tampas e caixas de papelão usadas para transporte das embalagens.
A coleta acontecerá das 09h às 16h, nas dependências da Associação dos Produtores Rurais de Itararé (APRI), à rodovia Aparício Biglia Filho, Km 6, Bairro do Cerrado.
Orientações – As embalagens rígidas devem passar pela Tríplice Lavagem. As embalagens não-laváveis devem ser entregues intactas e separadas das laváveis.
Como fazer a tríplice lavagem – A tríplice lavagem corresponde a realizar a lavagem das embalagens por três vezes. O primeiro passo é esgotar todo o conteúdo da embalagem do produto e colocar 1/4 de água do volume total. Em seguida, agitar bem para lavar a embalagem e despejar a água dentro do pulverizador. Esse processo deve ser realizado três vezes. Ao finalizar, deve-se furar o fundo da embalagem para não ser reutilizada e conservar o rótulo.