Brasileiros que fazem uso do tabaco podem recorrer ao SUS para conseguir abandonar o vÃcio
O tabagismo pode contribuir para infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, osteoporose, impotência sexual, câncer de pulmão, entre outras doenças graves.
Mas apesar de todos os riscos envolvidos, questões comportamentais e quÃmicas fazem com que seja bastante difÃcil abandonar o hábito do tabaco.
Um dos principais motivos é que a nicotina presente no cigarro é altamente viciante, pois produz efeitos agradáveis no cérebro e a pessoa se sente mais relaxada.
No entanto, o uso do tabaco provoca a morte de mais de 400 pessoas por dia no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca.
Para ajudar quem não consegue abandonar o hábito, o Ministério da Saúde instituiu no último dia 13 de junho o Programa Nacional do Controle do Tabagismo.
A iniciativa oferece tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, para o tabagismo e a dependência de nicotina.
Também estão previstas campanhas e ações educativas, com o objetivo de reduzir a prevalência de usuários do tabaco no Brasil.
O programa será implementado pelas secretariais de saúde estaduais e municipais, com a coordenação nacional do Inca.